Saudado como uma das mais importantes revelações do cinema brasileiro dos anos 80, André Klotzel soma em seu currículo as atividades de diretor, produtor, roteirista de longas, médias e curtas-metragens.

Durante o curso de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA) dirigiu vários curtas em 16 mm: Eva, Os Deuses da Era Moderna e Os Gaviões, sobre a torcida organizada no futebol. Técnico de várias produções da Boca do Lixo, foi assistente de produção de Exorcismo Negro, de José Mojica Marins, e de direção em A Estrada da Vida, de Nélson Pereira dos Santos.

Em 1986, dirigiu seu primeiro longa, A Marvada Carne, deliciosa fábula pós-caipira que arrebatou vários prêmios no Festival de Gramado e foi visto por mais de 1.200.000 espectadores. Em 1994, dirigiu Capitalismo Selvagem, debruçando-se com humor cáustico sobre as muitas contradições do país. Em 1996, foi convidado pela prefeitura de Santos para dirigir um institucional sobre a cidade e subverteu o gênero com Brevíssima história das gentes de Santos, que concilia rigor histórico, ousadia criativa e muito humor.

Dirigiu também em 2000, Brasil + 500, série de três programas sobre A Mostra do Descobrimento.

Processo de adaptação do livro por André Klotzel